quinta-feira, 8 de abril de 2010

SOBRE O ELENCO DE DRÁCULA



O texto abaixo estará na página 7 do tablóide ALUCINÓGENO DRAMÁTICO APRESENTA DRÁCULA.

O ELENCO DE DRÁCULA
DE VÁRIOS LUGARES DE SÃO PAULO, VETERANOS E INICIANTES JUNTAM-SE PARA CONTAR A HISTÓRIA DE BRAM STOKER EM SÃO MIGUEL.


Atendendo aos anúncios, dezenas de pessoas inscreveram-se para o processo artístico realizado em janeiro. Do processo, dez artistas – profissionais e iniciantes – foram escolhidos. A convivência artística dos últimos meses resultou no espetáculo “Drácula”.
O peso de interpretação, a aprendizagem coletiva e as concepções cênicas dão um tom peculiar à peça, onde a sensualidade, o humor e o terror têm momentos bem dosados, dando ao espetáculo um ritmo vigoroso e uma estética incomum, própria dos trabalhos do grupo.

Juliana Neves e Ingrid Conrado dividem o papel de Drácula, dando nuances diferenciadas ao personagem. Juliana já atuou como clown pelas ruas de São Miguel e participou de pequenos espetáculos nos tempos de faculdade. Ingrid está começando agora, mas revela uma faceta assustadora e talentosa para o vampiro imortal.

O inimigo de Drácula, professor Van Helsing, é interpretado por André Orbacam, veterano do teatro de Santo André, conhecido contador de história e ator intuitivo, empresta ao médico medidas exatas de interpretação. Ao seu lado, Grasiela Bonci cria um Dr. Seward marcante. A voz equilibrada de cantora gospel e a experiência de contadora de história nos dão uma pista de seu talento, mas pouco dizem a respeito da riqueza de seu personagem, que rouba a cena em vários momentos. Jogando com Grasi, temos Anita Abrantes, com um Renfield inesquecível e desequilibrado. Anita também empresta seu talento técnico para Quincey.

Completando os caçadores de vampiros, temos a figurinista Michelle Dias interpretando Arthur Holmwood. A bela loira nos traz um belo cavalheiro inglês da era vitoriana; conservador e aristocrata como deve ser.

Jonathan Harker é interpretado por Anthéia Ligia. No teatro desde os tempos do colégio técnico, é quem conduz o olhar do público aos primeiros medos, sem desconfiar que Harker é, na verdade, uma bela garota vestida de homem.

E, falando em beldades, Pamella Fersá nos traz uma Lucy Westenra inesquecível, vibrante, bela e fatal, esbanjando talento e sensualidade, ao lado de uma tímida e recatada Mina Murray interpretada pela atriz e cantora Luara Sena, veterana da Bahia, que chega a São Paulo em seu primeiro espetáculo agora.

A mais jovem beleza do grupo vem de Thays Soares, com seus 14 anos – mas no teatro desde os 11 – personificando a noiva de Drácula e a repórter que procura desvendar os mistérios que surgem nas noites nebulosas.

Nos bastidores, Temos ainda o músico Tarcísio Hayashi do G.R.A.ve. (com colaboração de Nando Z e Rodrigo Marrom) criando a trilha sonora. O jovem cineasta Alexandre D’Lou registra a experiência do grupo para criar um documentário, enquanto Renata Teixeira fotografa o processo para a exposição que irá circular o bairro nos pontos de cultura da região.

O núcleo do Alucinógeno Dramático que rege este processo artístico é formado por Clara Barbosa, que cuida da produção e orientação artística ao lado de Marcos (Antonyo) Fersil, que também assina a direção de cena; ambos colaboradores e velhos parceiros de Claudemir Santos, que assina a direção geral e produção executiva do espetáculo, que só está sendo possível graças ao apoio incondicional da Oficina Cultural Luiz Gonzaga, de Sacha Arcanjo e dos patrocinadores locais, que acreditaram no espetáculo gratuito para a população do bairro.

Agora, a partir do mês de Maio até o final de Junho, uma produção teatral inesquecível estará ao alcance de seus olhos. Informe-se dos locais e horários e apresentação e compareçam. Será uma experiência artística sem igual!
Bem vindos a DRÁCULA.

Um comentário:

  1. Apesar do tempo enxugado e a busca constante para o (re) nascer do espetáculo, estamos todos confiantes e na expectativa para o dia "D". Tenho certeza que todos se dedicarão ao máximo para que possamos viver juntamente com os olhos de São Miguel e a região de SP, um novo momento de Drácula. E que venham os dias...

    ResponderExcluir