domingo, 4 de abril de 2010

ENSAIO NA CHUVA NO SÁBADO DE ALELUIA!





(Fotos: Claudemir Santos e Marcio Leandro "Sabbath". Arte: Marcos Fersil)
Sábado. 03 de Abril.

Eu e Marcos chegamos mais cedo ao local de ensaio.

Luz e som montados.

Anita e D'Lou chegam.

As caixas de adereços são descidas e colocadas na coxia improvisada. É sábado de Aleluia e as pessoas se atrasam um pouco. Demoram a chegar mesmo.

Michelle é a primeira. Foi num brechó e adquiriu peças para o figurino. Ainda hoje pegará dados das pessoas para poder produzir o figurino.

Anthéia substituiu Grasi Bonci, que está realizando shows com sua banda gospel; Anita faz um Quincey bem mais homem do que João - que saiu da montagem semanas atrás.

Em cena, Michelle Dias é a bola da vez. A figurinista luta pra conquistar seu personagem. No começo há graça. Acha-se engraçado. Até chegar a exaustão. Todos colaboram: eu, Marcos, André e, por fim, Clara Barbosa, que consegue deixar a atriz mais à vontade com o personagem. A cena 21 fica mais ou menos boa. Com o tempo melhora, sabemos. Não, ninguém está satisfeito ainda - e isto é que nos ajuda a crescer.

Marcos e Clara, no intervalo, tentam relembrar cenas de Medéia. Eles nem sabem o quanto sou grato a eles, que abriram mão de apresentar o melhor espetáculo do grupo neste primeiro semestre para dedicarem-se a montagem de Drácula. Ambos são ótimos atores - todos podem perceber na maneira que colaboram com a direção artistica, direção de cena e dicas de intepretação para os atores de Drácula - e querem também estar em cena. Também são amigos fantásticos, colaboradores artisticos há muitos anos. Depois de Drácula, devo recompensá-los de alguma maneira (a verdade é que, se eles não tivessem topado Drácula, ele não estaria acontecendo. Percebem como eles permitem o crescimento deste universo artistico?)

E a chuva que cai na cidade há de causar estragos futuros. Agora, no presente, o teto pinga em vários lugares, e a música se torna até irritante misturada com o som da chuva. Luara e Pâmella chegam lá do outro lado de São Paulo. Lucy está pronta para morrer. André se irrita: "Van Helsing não ia ficar parado e deixar isto acontecer!" - "Ah, então o Anthony Hopkins tava errado?" - "Ele não demora tanto!" - "Demora sim! Me arranja um cigarro?"

Discussões surgem, saídas são necessárias. Às vezes não me agradam. Às vezes não agradam os atores. Criação coletiva é casamento forçado - forçado e sem sexo (ao menos até agora).

O ensaio corre. A chuva cai. A hora passa. Paramos tudo as 19h38. Entrego uma entrevista de Christopher Plummer sobre construção de personagem, conversamos sobre quem será ou deixará de ser Drácula e algumas outras coisas sobre a produção do espetáculo. As meninas Pamella e Luara se vão, André descobre que seu carro virou uma piscina por dentro e começa a seca-lo. No entanto, ainda me fez pegar e lavar um pedaço de lona que a chuva trouxe. "Serve, cara! Guarda aí que a gente vai precisar!"

Temos mais dois ensaios fechados, um ensaio aberto e dez cenas pela frente. A produção do espetáculo está atrasada e, na verdade, tudo indica que as coisas não se resolverão a tempo. Mas eu não tenho coragem de adiar mais uma vez a data de estréia: Drácula precisa (re)nascer o mais rápido possível. Vou ter que cobrar um pouco mais a equipe, de fato, mas sei que eles não farão corpo mole e nem irão reclamar de tudo isto.

Devo lembrar a todos: estamos em São Miguel, usando um espaço que não é nosso, com um elenco maior tanto no sentido de número quanto de experiência, encontrando-se uma vez por semana para dar vida a um clássico da literatura de todos os tempos para apresentar em um local que eu nem sequer consegui ainda falar com o dono ou ao menos com os patrocinadores que irão apoiar esta insanidade. Mas acreditem; este espetáculo será um marco, um divisor de águas aqui na região e na nossa arte por um simples motivo: alguns grupos realizam espetáculos. Nós estamos produzindo um milagre!

Preparem-se: Drácula em 21 dias!

3 comentários:

  1. E este milagre vai acontecer,
    e se não acontecer ele vai se parecer com um kkk

    e mesmo com tantas coisas a se fazer Dracula vai[re]nascer mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Uau.. amei as palavras!! concordo... será um milagre maravilhoso!! =D

    ResponderExcluir