segunda-feira, 8 de março de 2010

Criação do personagem

Pois é povo "cá estamos denovo"!!!!!
Bem... sábado 06/03 tivemos um ensaio bem interessante, com algumas orientações Vips sobre as criações de personagens, ao meu ver tivemos muitos momentos proveitosos , em que os atores começaram a quebrar algumas barreiras, e a conhecer um pouquinho do proprio corpo, e que algumas modificações sutis fazem uma grande diferença, mas o mais importante é compreender que a criação de um personagem começa de dentro para fora , se não tivermos uma estrutura sólida e definida dentro de nós, o personagem ficará frágil e sem vida.
Bem sobre os trabalhos de sábado gostaria de destacar a cena das 3 noivas ( Thaís, Ingrid e Juliana) as meninas acharam um caminho legal , com a orientação da Clara as meninas foram o destaque do ensaio, elas conseguiram mesclar uma mistura de tensão, sensualidade, medo e nervos a flor da pele. A cena deixou todos de boca aberta.
Agora segue abaixo um treicho do livro " A PREPARAÇÃO DO ATOR " do Stanislavsky;

" Todo invento da imaginação do ator deve ser minusciosamente elaborado e solidamente erguido sobre uma base de fatos.
Deve estar apto a responder a todas as perguntas (quando,onde,po quê, como) que ele se fizer a si mesmo enquanto incita suas faculdades inventivas a produzir uma visão , cada vez mais definida de sua existência de "faz-de-conta". Algumas vezes não terá de desenvolver todo este esforço consciente, intelectual. Sua imaginação pode trabalhar intuitivamente. Mas vocês mesmo já viram por experiência própria, que não se pode contar com isso. Imaginar em geral, sem um tema bem definido e cabalmente fundamentado é trabalho infrutífero.
Por outro lado, uma atitude consciente, arrazoada para com a imaginação, produz muitas vezes uma apresentação da vida falsificada e anêmica.
Para o teatro isso não serve.
Nossa arte requer que a natureza inteira do ator esteja envolvida , que ele se entregue ao papel , tanto de corpo como de espírito. Deve sentir o desafio à ação, tanto fisica quanto intelectualmente, porque a imaginação , carece de substâncias ou o corpo, é capaz de afetar , por reflexo , a nossa natureza física, fazendo-o agir. Esta faculdade é da maior importância em nossa técnica de emoção.
Portanto: Cada movimento que vocês fazem em cena , cada palavra que dizem, é resultado da vida certa das suas imaginações.
Se pronunciarem alguma fala ou fizerem alguma coisa mecanicamente, sem compreender plenamente quem são , de onde vieram , por quê , o que querem, para onde vão e que farão quando chegarem lá, estarão representando sem imaginação .Esse periodo , quer seja curto, quer longo, será ireal e vocês não passaram de autômatos, de máquinas às quais se deu corda."

Tai galera !!
inté!!!

Um comentário:

  1. O dia foi produtivo, eu e uma boa parte da turma terminamos o ensaio com a sensação de dever cumprido.
    Eu estou curtindo cada momento deste preparo todo, anciosa pelo resultado final.

    ResponderExcluir