terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Revolução Industrial

Ai esta um pouco da história sobre a Revolução Industrial,que esta paralela a epoca que estamos estudando.O avanço tecnológico e cientifico,influenciava não só no trabalho das pessoas mas em sua formação piscicologica e em seu comportamento.A politica e o tipo de regime que vigora em um pais conta muito sobre como é a população do local a ser estudado.Isso se deve ao fato de como era a mentalidade da epoca,a situação em que determinada pessoa e/ou classe social se encontrava e o que as levava(motivava) a tomar essa ou aqula atitude/decisão.A ação e a reação da população de um determinado local esta fortemente ligada ao tipo de governo que rege o país em dado momento.

Boa Reflexão!

Revolução Industrial

A máquina a vapor  foi construída na Inglaterra durante o século XVIII.
Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram.
Sendo assim,as  fábricas começaram a se espalhar pela Inglaterra trazendo várias mudanças.tanto tecnologicas quanto com a sociedade.
A burguesia inglesa era muito rica e durante muitos anos continuou ampliando seus negócios de várias maneiras:

- financiando ataques piratas (corsários)
- traficando escravos
- emprestando dinheiro a juros
- pagando baixos salários aos artesãos que trabalhavam nas manufaturas
- vencendo guerras
- comerciando
- impondo tratados a países mais fracos

Com a grande importancia do comercio para o desenvolvimento da Inglaterra,e a grande concorrencia,a burguesia inglesa começou a aperfeiçoar suas máquinas e a investir nas indústrias.
Vários camponeses foram trabalhar nas fábricas e formaram uma nova classe social: o proletariado.
O desenvolvimento industrial arruinou os artesãos, pois os produtos eram confeccionados com mais rapidez nas fábricas.
Paralelo a isso, havia uma crescente valorização da ciencia,que contrinuiu muito para a produção de novas maquinas. 
O governo inglês dava muita importância à educação e aos estudos científicos e isso também favoreceu as descobertas tecnológicas.
Graças à Marinha Inglesa (que era a maior do mundo e estava em quase todos os continentes) a Inglaterra podia vender seus produtos em quase todos os lugares do planeta.

  Com a Revolução Industrial,a burguesia enriquessia,os trabalhadores viviam miseravelmente.
Muitas mulheres e crianças faziam o trabalho pesado e ganhavam muito pouco, a jornada de trabalho variava de 14 a 16 horas diárias para as mulheres, e de 10 a 12 horas por dia para as crianças.
Enquanto os burgueses se reuniam em grandes festas para comemorar os lucros, os trabalhadores chegavam à conclusão que teriam que começar a lutar pelos seus direitos.
Dai surge o Ludismo, uma das primeiras formas de luta dos trabalhadores. O movimento era formado por grupos de trabalhadores que invadiam as fábricas e quebravam as máquinas.
Os ludistas conseguiram algumas vitórias, por exemplo, alguns patrões não reduziram os salários com medo de uma rebelião.
Além do ludismo , surgiram outras organizações operárias, além dos sindicatos e das greves.
Em 1830, formou-se na Inglaterra o movimento cartista. Os cartistas redigiram um documento chamado “Carta do Povo” e o enviaram ao parlamento inglês. A principal reivindicação era o direito do voto para todos os homens (sufrágio universal masculino), mas somente em 1867 esse direito foi conquistado.

Veja um exemplo de um dos tipos de pensamento da epoca:

"Thomas Malthus foi um economista inglês que afirmava que o crescimento da população era culpa dos pobres que tinham muitos filhos e não tinham como alimentá-los. Para ele, as catástrofes naturais e as causadas pelos homens tinham o papel de reduzir a população, equilibrando, assim, a quantidade de pessoas e a de comida.
Além disso, Malthus criticava a distribuição de renda. O seu raciocínio era muito simples: os responsáveis pelo desenvolvimento cultural eram os ricos e cobrar impostos deles para ajudar os pobres era errado, afinal de contas era a classe rica que patrocinava a cultura."

O Parlamento inglês  adotou, em 1834, uma lei que abolia qualquer tipo de ajuda do governo aos pobres.O desamparo serviria como um estímulo para que eles procurassem emprego.

Os dois lados da Revolução:

"A vida nas cidades se tornou mais importante que a vida no campo e isso trouxe muitas conseqüências: nas cidades os habitantes e trabalhadores moravam em condições precárias e conviviam diariamente com a falta de higiene, isso sem contar com o constante medo do desemprego e da miséria. "

"Por um outro lado, a Revolução Industrial estimulou os pesquisadores, engenheiros e inventores a aperfeiçoar a indústria. Isso fez com que surgisse novas tecnologias: locomotivas a vapor, barcos a vapor, telégrafo e a fotografia."

Dai da para se perceber como algumas pessoas pensavam e agiam naquela epoca.Claro que nem todos agiam e pensavam da mesma forma, mas isso nos faz refletir : COMO MEU PERSONAGEM SE INSERE NESSA REALIDADE?O que ele pensava sobre o modo de governo vigente da epoca,qual era sua visão politica e como isso influenciava a sua vida,seu modo de agir,pensar e se relacionar com as outras pessoas e as outras classes.


Fonte:http://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário