sexta-feira, 7 de maio de 2010

DIALOGO ENTRE SANTO E SANTOS SOBRE O ENSAIO ABERTO DE DRÁCULA


Após o ensaio aberto de "Drácula", muita gente quis dar pitaco na criação do AD. Uma destas pessoas foi o fundador, diretor, dramaturgo e ator Alexandre Santo, velho cão de guerra, na luta pela arte há tempos, desde o inicio da década, ao menos. Por vezes travamos diálogos sobre arte, teatro e estas coisas assim. Apesar da vertente clown em sua veia, não o considero um comediante, mas um ator completo, pois já o vi dominar dramas surreais em suas concepções. Aqui, reproduzo o diálogo que tivemos acerca do ensaio aberto - e possivelmente vou acrescentar mais comentários conforme o diálogo prosseguir. Santo tem algo a dizer, e é interessante ouvir alguém como ele. Divirtam-se, crianças!


orkut de Claudemir Santos,

26 de Abril de 2010.
Recado de Alexandre Santo
Dividido em três partes:
Claudemir fui ver o dracula porém não fiquei até o fim na verdade fiquei só no começo, tive que sair. Porém o que vi gostei muito , vcs estão de parabens . Seu trabalho esta crescendo cada vez mais , isto mostra a sua inquietação em busca do melhor, isso é fundamental para o artista. E vc sabe disso. Vc é ousado e sabe fazer muito bem o que propõe fazer! Pensei umas coisas , e se me der esta liberdade posso soltar para vc ver se faz sentido ou não.
Continuando . Cara eu até sonhei com o Dracula rsrsrs. Foi louco. Só que era tudo feito ao céu aberto , um lugar cinematografico, mas tudo de chão de terra vermelha!! E o Dracula não aparecia, ficava só o suspense rsr.
Bem pensei umas coisa mas eu penso pq penso de mais. Se achar qeu pode servir eu falo. nada de incrivel, apenas bobas sugestões!
parabens!! Alias adorei as intervenções suas e do marcos rsrs...Bem isso faz parte tb das sugestões que daria rss!
inté. parabens! "

Em qui, 29/4/10, Claudemir santos escreveu:
De: Claudemir santos
Assunto: nada a declarar
Para: ciarealudica@yahoo.com.br

Data: Quinta-feira, 29 de Abril de 2010, 4:23

O e mail é este. Aguardo o seu.
Abraços,.
Boa apresentação em americana!

Date: Thu, 6 May 2010 19:54:33 -0700

From: ciarealudica@yahoo.com.br
Subject: Re: nada a declarar
To: claud-santos@hotmail.com

Desculpe a demora!
Pensei , pensei, talvez eu não tenha nada a declarar, vi pouca coisa! Seria muita pretensão a minha dar apontamentos para uma coisa que não sei exatamente o que pode vir a ser! Mas posso dizer que, enquanto eu assistia, algumas idéias passaram livres por minha cabeça. E neste passear livres dos fatos degustei curioso o proposto daquela apresentação-ensaio-aberto. Em primeiro lugar sabe que gosto da sua ousadia e do acabamento delicado que dá para tudo: movimentação dos atores adereços cenário, luz. Agora vai a primeira observação, e quero que assim entenda tudo que eu escrever como observações, ou seja, em algum lugar eu vi isso, nem que seja na minha imaginação fértil rs.

1º A ATRIZ DRACULA: Todos bons atores apesar da pouca idade. A moça que faz o dracula é muito boa, e tem um bom corpo também. Calma, eu vou explicar. Pensei que ela pudesse criar seus movimentos a partir de uma dança continua, ininterrupta. Aproveitar a trilha, que é ótima e deixar o corpo agir como ondas sonoras. Pequenas vibrações. Deixar o corpo vivo o tempo todo como estivesse preste a explodir. Nas outras personagens, poderia ter também um “Q” de estranheza, que não fossem tão normais.

2º AS IRTERFERÊNCIAS: Gostei das participações sua e do marcos. Não sei se era proposital , mas era sempre em momentos de encantamento e, ou de suspense. O que acontecia era uma quebra tirava todos da ilusão do espetáculo. Tipo: “Não se deixe levar, “é só uma peça de teatro”. Gostei!

Isso é para pensar ,porque é curioso. Lembra do sonho que disse que tive deposi de assistir vocÊs? Pois é, tem umas curiosidades neste sonho. O Lugar era como uma cidade cenográfica em meio a chão batido de terra vermelha. E o louco é que não tinha O DRACULA! Todos eram suspeitos até a última ordem , isso fazia com que a suspensão fosse mais densa.
Bom, acho que é isso!
Um abraço e bons trabalhos!
Inté!
ass. alexandre

Resposta de Claudemir Santos
por e mail em 07 05 10 - 01h15

Olá, Santo.

Gostei das observações e tem a ver, sim - pena que você não foi na estréia, onde suas sugestões sobre o movimento - que sempre foi a proposta cênica - foi bem mais explorada pelas atrizes. Também acho que ainda falta um pouco de voz, mas o processo de criação continua, mesmo depois da estréia. Sobre as "interrupções" minha e do Marcos: nossa idéia era ter o ensaio aberto como um "making of", mostrar os bastidores mesmo: a maneira que trabalhamos durante o ensaio. O humor, o nervosismo, a desistencia, a insistência... Este negócio de iludir o público é bobabem: todos sabem que é teatro, não sabem? Pra que sangue e dentes pontiagudos? Sou contra, mesmo. Boa parte dos artistas - de todas as áreas - ainda está no renascimento, onde a pintura primava por copiar a realidade com todos seus detalhes. Mas com o advento da fotografia, pra que pintar a realidade se você pode obtê-la com um simples click? Isto deu margem para o nascimento da arte moderna, e é nela que acredito. O cinema e a televisão copiam bem a vida; deixa o povo do teatro viajar, caramba!
Sobre seus sonhos, alguns do elenco juram que é Paranapiacaba, e Renata Teixeira tá louca pra levar a peça pra lá. Por enquanto iremos para o Cuca, mesmo. Gostaria muito que você assiste o espetáculo no final da temporada. Acho que até lá ele estará pronto - ou pelo menos bem mais próximo do que eu desejo para ele"!
Obrigado, meu véio, e Abraços!

ps: divulguei as apresentações do CEU em nosso blog. Caramba, tu tá apresentando pra porra, hein!!! Parabéns!


(Mais informações sobre o espetáculo da Cia Realudica nos CEUs: http://alucinogenodramaticoblogspot.com)
Contatos com Realúdica:  ciarealudica@yahoo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário